Festa das Freguesias de Viseu - Anual
A Freguesia de Coutos de Viseu é a vencedora há quatro anos consecutivos na categoria “Melhor Doce” do concelho, no âmbito da Festa das Freguesias, que acontece durante o mês de junho no Parque Aquilino Ribeiro. Nos últimos quatro anos foi a concurso com o “Pastel de Feijão” em 2016, “Folhado de Abóbora” em 2017, “Doce de Maçã” em 2018 e “Delícia de Mirtílo” em 2019, todos confecionados pelo amigo João, proprietário da pastelaria sediada na localidade do Goducho.
Chamam-se pasteis de feijão e são típicos da nossa região. Elaborados com amor, carinho e dedidaçao, por uma pequena familia,numa pequena aldeia chamada Goduxo na freguesia de Coutos de Viseu
Quando falamos em pastéis de feijão, podemos remeter-nos para várias localidades do nosso país, pois este é considerado o doce típico de várias regiões. Vejamos o exemplo de Torres Vedras e até mesmo o de Mangualde que está tão perto de nós.
A verdade é que consoante o seu fabricante, este pastel adquire um sabor único que o permite ser facilmente distinguido entre os vários locais. Se a massa folhada é um elemento comum, o mesmo já não podemos dizer da amêndoa, que é por exemplo usada nos pastéis de feijão de Torres Vedras.
Os pastéis de feijão de Viseu contam a combinação perfeita da massa folhada, do feijão branco, das gemas de ovo e de um ponto de açúcar preciso. Podemos dizer que é no recheio que está escondido o sabor autêntico deste pastel e será também o responsável pelo seu maior defeito. É que quem experimenta um, dificilmente não fica por aqui e come o segundo. Muitos dos turistas que visitam a cidade de Viseu, não deixam de experimentar esta iguaria e elogiá-la. É um excelente exemplo, de como a doceria conventual ainda continua a ser fabricada geração após geração e não deixa de agradar quem a experimenta pela primeira vez.